O Sindicato
 

O Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário de Sorocaba e Região desmembrou-se do setor de fiação e tecelagem na década de 1980.

 

Os motivos foram organizar as lutas e defender direitos específicos de quem trabalha no setor de confecção, que muitas vezes eram diferenciados em relação aos operários das fábricas de tecidos.

 

No ano 2.000, o Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao mesmo tempo, a entidade e a categoria engajaram-se no modelo de atuação chamado de Sindicato Cidadão, criado poucos anos antes pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, também filiado à CUT.

 

De acordo com o Sindicato Cidadão, a entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras passou a lutar pelos direitos da categoria não apenas nas fábricas, mas também na sociedade. Essa necessidade surgiu da constatação de que as injustiças sociais --- e a falta de políticas públicas voltadas à classe trabalhadora --- prejudicava tanto os trabalhadores quanto os problemas nas fábricas.

 

Muitas vezes, o domínio patronal nos debates de políticas e serviços públicos e na estrutura do poder público, anulava todas as conquistas trabalhistas obtidas nas fábricas, devido ao sucateamento e falta de acesso à população em áreas essenciais como saúde, educação, habitação, meio ambiente, geração de empregos, etc.

 

As parcerias que o Sindicato conquistou na atuação cidadã, como metalúrgicos, condutores, Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania), e Banco de Alimentos de Sorocaba, fortalecem inclusive as lutas trabalhistas no setor Vestuário. Conquistamos apoio social, trabalhista e, com isso, respeito às reivindicações da categoria.

Sindicato do Vestuário de Sorocaba

Imagens da luta
Endereço

Rua Júlio Hanser, nº 140 – Sala 01 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.  CEP:18030-320

Fone: (15) 3222•2122

         

 

Celular/Whatsapp: (15) 99119•7574

E-mail: stivestuariosor@uol.com.br

Encontre-nos

Novo desenvolvimento/atualizações: Associação Participi de Comunicação Cidadão
Profissionais responsáveis: João Andrade || Giovani Vieira Miranda

Iniciativa: Disseminando Moda

Roda de Conversa