top of page
O Sindicato
 

O Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário de Sorocaba e Região desmembrou-se do setor de fiação e tecelagem na década de 1980.

 

Os motivos foram organizar as lutas e defender direitos específicos de quem trabalha no setor de confecção, que muitas vezes eram diferenciados em relação aos operários das fábricas de tecidos.

 

No ano 2.000, o Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao mesmo tempo, a entidade e a categoria engajaram-se no modelo de atuação chamado de Sindicato Cidadão, criado poucos anos antes pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, também filiado à CUT.

 

De acordo com o Sindicato Cidadão, a entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras passou a lutar pelos direitos da categoria não apenas nas fábricas, mas também na sociedade. Essa necessidade surgiu da constatação de que as injustiças sociais --- e a falta de políticas públicas voltadas à classe trabalhadora --- prejudicava tanto os trabalhadores quanto os problemas nas fábricas.

 

Muitas vezes, o domínio patronal nos debates de políticas e serviços públicos e na estrutura do poder público, anulava todas as conquistas trabalhistas obtidas nas fábricas, devido ao sucateamento e falta de acesso à população em áreas essenciais como saúde, educação, habitação, meio ambiente, geração de empregos, etc.

 

As parcerias que o Sindicato conquistou na atuação cidadã, como metalúrgicos, condutores, Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania), e Banco de Alimentos de Sorocaba, fortalecem inclusive as lutas trabalhistas no setor Vestuário. Conquistamos apoio social, trabalhista e, com isso, respeito às reivindicações da categoria.

bottom of page