Presidenta do Sindicato participa de ciclo internacional de debates

Atividade é realizada por entidade alemã e tratará sobre sindicalismo e ativismos social na América Latina



Um ciclo de debates promovido pela Fundação Friedrich Ebert e Laf Berlin, ambas sediadas na Alemanha, trará o tema “Sindicalismo e Movimentos Sociais na América Latina”. A atividade será na próxima quinta-feira, 17 de junho e será transmitida Ao Vivo pelo Facebook do Sindicato (@vestuariosdesorocaba) em linha com mídias sociais de diversas entidades espalhadas pelo mundo. A presidenta do Sindicato, Paula Proença, será uma das expositoras.


A sindicalista falará da experiência de comunicação do Sindicato do Vestuário de Sorocaba sob o ponto de vista de buscar alternativas para se comunicar e se relacionar com as trabalhadores e trabalhadores em tempos de pandemia. “Estamos vivendo um momento de oportunidades para modernizar a comunicação sindical e melhorar o ativismo digital das lideranças”, comenta.


Além disso, Paula falará sobre o conceito de sindicato cidadão estabelecido no Brasil pela Central Única dos Trabalhadores, CUT. “Entendemos que o Sindicato deve ir além da representação no campo trabalhista. As mudanças nas relações de trabalho são a prova de que é preciso organizar e representar em diversos espaços, inclusive aqueles que debatem e implementam políticas públicas”, comenta.


Pandemia


A sindicalista destacará a importância do sindicato para a superação de crises e solidariedade aos mais necessitados. “A pandemia aprofundou a crise econômica no Brasil, um país onde um governo negacionista e genocida não tem políticas públicas para garantir que o povo continue se alimentando. Os sindicatos, além de garantir direitos, têm trabalhado em conjunto com organizações sociais para ajudar as famílias mais vulneráveis. O poder público e os empresários fazem cada dia menos campanhas solidárias. São as entidades sindicais e sociais as maiores responsáveis pela ajuda humanitária neste momento”, informou.


Acesse AQUI o convite para o evento e saiba mais.