Os beneficiários que tiveram as contas de poupança social digital por falta de documentos não precisam ir nas agências da Caixa
Pelo menos 640 mil beneficiários de auxílio emergencial, que tiveram as contas bloqueadas no aplicativo Caixa Tem, poderão desbloquear pelo WhatsApp.
A Caixa bloqueou 1,3 milhão de contas de poupança social digital por suspeita de fraude ou falta de documentos. Os 640 mil que têm pendência em relação á documentação não precisam ir às agências, podem desbloquear mandando a documentação por meio de uma mensagem de texto e recuperar o acesso ao benefício de R$ 600 (R$ 1.200 no caso das mães chefes de família).
Já no caso das contas bloqueadas por suspeita de fraude nos cadastros de solicitação do auxílio, o desbloqueio tem de ser feito pessoalmente nas agências, conforme calendário que leva em conta o mês de aniversário do beneficiário.
Calendário de desbloqueio:
Nascidos em/Período para desbloqueio
Janeiro / Fevereiro / Março - até 24/07/2020
Abril / Maio- 27 a 31/07/2020
Junho / Julho - 03 a 07/08/2020
Agosto / Setembro / Outubro - 10 a 14/08/2020
Novembro / Dezembro - 17 a 21/08/2020
O Caixa Tem informa o motivo do bloqueio. Se for por falta de documentos, surgirá na tela a frase: Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp.
Se for por suspeita de fraude, a frase será: É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com seu calendário de recebimento.
Como fazer o desbloqueio pelo WhatsApp
Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, clicar em “liberar acesso”. Aparece na tela o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa e envie os documentos necessários.
Basta enviar um documento de identificação e uma selfie – tirar fotos nos formatos JPEG ou PDF.
O documento de identificação pode ser o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos dois casos, a foto a ser enviada deve ser feita em um local iluminado e todos os dados devem estar legíveis, sem borrões.
Como enviar a documentação que falta
Entrar no aplicativo Caixa Tem. Primeiro vem uma mensagem de que o beneficiário precisa enviar os documentos pelo WhatsApp, depois a mensagem: “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”
Surge na tela o número do WhatsApp para o beneficiários enviar os documentos: 0800-7260104
O programa informa ainda que precisa de um documento de identificação e de uma selfie; clique em “Iniciar”
Na tela seguinte, virão as informações sobre como deve ser o cadastro dos documentos; vá em “Continuar”
Escolha o documento que vai enviar, se é o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e clique sobre o nome que estiver na tela RG ou CNH
Primeiro, tire a foto de frente do documento e clique em “OK, entendi”
Depois, acesse “Clique aqui para enviar a foto” e vá em “Continuar”
Na próxima tela, haverá a informação sobre a necessidade de enviar o verso; clique em “Ok, entendi”
Tire a foto do verso do documento e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, vá em “Continuar”
Aparecerá uma mensagem informando que os documentos foram recebidos; agora, é necessário mandar uma selfie; clique em “Continuar” e, na próxima tela, em “Continuar” novamente
Faça a selfie e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, clique em “Continuar”
Pronto; aparecerá a mensagem de agradecimento pelo envio e com informações sobre o desbloqueio do benefício
Orientações para enviar as fotos de documentos
Tire a foto em um local bem iluminado
O documento precisa aparecer inteiro
Verifique se os dados estão legíveis
A foto deve estar em um dos seguintes formatos: png, jpeg, pdf ou tiff
Orientações para tirar a selfie
Tire a selfie em um local bem iluminado
Não use chapéu
Não use óculos
Segure o celular na altura dos olhos
Fonte: Caixa Econômica Federal