top of page

Carteira verde amarela representa risco de demissão para trabalharas e trabalhadores com idade acima


A Carteira Verde e Amarela, criada por Bolsonaro por meio da Medida Provisória 905/19 representa um grande risco de demissão em massa de trabalhadoras e trabalhadores com idade superior a 29 anos. Isso porque dentro da média salarial prevista para a contratação via essa nova modalidade, está uma grande parte da classe trabalhadora brasileira.

O programa criado por Bolsonaro promete gerar milhares de empregos para jovens de 18 a 29 anos, com salário de até R$ 1.497,00. Para tanto, propõe que esses jovens sejam contratados sem alguns dos principais direitos trabalhistas previstos na CLT. Em caso de demissão sem justa causa, invés de 40%, eles receberão apenas 20%.

Sindicalistas apontam que "o governo não levou em conta que muitas empresas, em trabalhos que não exigem muita experiência, irão demitir trabalhadores mais velhos que recebem melhores salários e têm todos os direitos garantidos, por jovens de 18 a 29 com salários reduzidos e com menos direitos”. Os sindicatos alertam ainda que os próprios jovens poderão ser demitidos da carteira azul e recontratados pela verde e amarela. "No final, o programa não representará novas vagas e sim vagas mais precárias de emprego”, alerta Paula Proença, presidenta do Sindicato.

bottom of page