Carteira verde amarela representa risco de demissão para trabalharas e trabalhadores com idade acima de 29 anos

December 8, 2019

A Carteira Verde e Amarela, criada por Bolsonaro por meio da Medida Provisória 905/19 representa um grande risco de demissão em massa de  trabalhadoras e trabalhadores com idade superior a 29 anos. Isso porque dentro da média salarial prevista para a contratação via essa nova modalidade, está uma grande parte da classe trabalhadora brasileira.

 

O programa criado por Bolsonaro promete gerar milhares de empregos para jovens de 18 a 29 anos, com salário de até R$ 1.497,00. Para tanto, propõe que esses jovens sejam contratados sem alguns dos principais direitos trabalhistas previstos na CLT. Em caso de demissão sem justa causa, invés de 40%, eles receberão apenas 20%.

 

Sindicalistas apontam que "o governo não levou em conta que muitas empresas, em trabalhos que não exigem muita experiência, irão demitir trabalhadores mais velhos que recebem melhores salários e têm todos os direitos garantidos, por jovens de 18 a 29 com salários reduzidos e com menos direitos”. Os sindicatos alertam ainda que os próprios jovens poderão ser demitidos da carteira azul e recontratados pela verde e amarela. "No final, o programa não representará novas vagas e sim vagas mais precárias de emprego”, alerta Paula Proença, presidenta do Sindicato.

 

 

 

Please reload

Sindicato do Vestuário de Sorocaba

Imagens da luta
Endereço

Rua Júlio Hanser, nº 140 – Sala 01 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.  CEP:18030-320

Fone: (15) 3222•2122

         

 

Celular/Whatsapp: (15) 99119•7574

E-mail: stivestuariosor@uol.com.br

Encontre-nos

Novo desenvolvimento/atualizações: Associação Participi de Comunicação Cidadão
Profissionais responsáveis: João Andrade || Giovani Vieira Miranda