Sindicato do Vestuário de Sorocaba

Imagens da luta
Endereço

Rua Júlio Hanser, nº 140 – Sala 01 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.  CEP:18030-320

Fone: (15) 3222•2122

         

 

Celular/Whatsapp: (15) 99119•7574

E-mail: stivestuariosor@uol.com.br

Encontre-nos

Novo desenvolvimento/atualizações: Associação Participi de Comunicação Cidadão
Profissionais responsáveis: João Andrade || Giovani Vieira Miranda

Sindicato lança projeto que visa combater o trabalho precário e infantil

 

 

No último dia 30, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região lançou o projeto "Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil". O lançamento foi feito em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Sorocaba, convocada pelo vereador Francisco França  e contou com a presença de diversas lideranças sindicais, agentes públicos e representantes de entidades sociais. “Combater o trabalho precário e infantil é papel de toda a sociedade. Não podemos ficar paralisados diante de situações que sugam as oportunidades para o desenvolvimento pessoal e a alegria de muitas crianças. A forma com que tratamos as gerações mais jovens e vulneráveis revela muito sobre o nosso futuro. Por meio desse projeto, reafirmamos nosso compromisso com a luta global pela erradicação do trabalho infantil”, destacou Paula Proença,  presidenta do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região. 

 

 

A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores/a no Ramo Vestuário da CUT, Cida Trajano, participou do evento de lançamento e destacou a importância do projeto em nível nacional. “Esse projeto é muito importante não só para as trabalhadoras e trabalhadores de Sorocaba, mas de todo o país. Infelizmente, o trabalho infantil e análogo à escravidão é uma realidade em todas as regiões do Brasil e iniciativas como estas reforçam o papel das entidades sindicais no processo de construção de uma sociedade mais justa e igual para todos e todas”.

 

Juliano Alexandre Ferreira, procurador do Ministério Público do Trabalho (15.º região), avaliou que Sorocaba é um dos municípios com maior índice de trabalho infantil do país e essa ação do Sindicato vem de encontro com esse dado. "A conscientização que será feita pelo Sindicato é de extrema relevância para o despertar da consciência de que mesmo aquela criança que esteja trabalhando com a sua mãe ou com algum outro familiar em sua própria residência, está submetida ao trabalho infantil”.

 

"O trabalho infantil mata e mutila", afirma desembargador do MPT

 

O desembargador da 15.º Região do MPT e presidente  presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, João Batista Martins Cesar, afirmou que esse protejo é muito importante porque o trabalho infantil tem a questão da invisibilidade. "A sociedade ter conhecimento deste grave problema vai trazer luzes para uma situação que as vezes está vizinha da nossa casa e não temos noção do que está acontecendo. É importante que as pessoas saibam o que é o trabalho infantil e denunciem”, enfatizou o jurista.

 

Representatividade

 

Além do Plenário lotado por lideranças sindicais e representantes de entidades sociais e órgãos públicos, o evento contou também com a participação de Paulo Henrique Soranz, Secretário de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba; Tânia Bacelli, Presidente do Plenu – Instituto Plena Cidadania; Iara Bernardi, vereadora de Sorocaba; Paulo João Estáusia, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Transporte e Logística e  Angélica Lacerda Cardoso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA.

 

“Entendemos que o projeto ‘Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil” visa a melhoria de vida das nossas crianças e dos nossos jovens de Sorocaba e Votorantim. Nosso mandato está à disposição do que for preciso e espero que daqui um ano a gente faça uma nova Sessão Solene apresentando os resultados desse trabalho para a sociedade que precisa saber que o movimento sindical, que a luta sindical, não é apenas por melhores salários e garantia de direitos das categorias, mas também por melhores condições de vida para todos e todas. É exatamente isso que o Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário está fazendo", destacou o vereador Francisco França.

 

O evento contou também com uma exposição, no saguão da Câmara, sobre a história do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, e com apresentações musicais de Elaine Buzato e Valter Silva, da Companhia Tempo de Brincar.

 

 

Repercussão:

 

O Lançamento do Projeto ganhou uma boa repercussão na imprensa sindical e corporativa.

Clique nas chamadas para acessar o conteúdo original:

 

TRT 15.ª Região - Lançado em Sorocaba projeto de combate ao trabalho infantil no setor têxtil

 

CNTRV - Sorocaba: Vestuários iniciam projeto com foco no combate ao trabalho precário e infantil

 

CUT/SP - Vestuário lança projeto contra o trabalho precário e infantil

 

SMetal/Sorocaba - Vestuário lança projeto contra o trabalho precário e infantil

 

Condutores de Sorocaba - Diretoria do Sindicato dos Rodoviários participa nesta sexta-feira, 30, do lançamento do projeto ESTAR NA MODA É COMBATER O TRABALHO PRECÁRIO E INFANTIL

 

Sindicato dos Servidores Municipais de Votorantim participa de lançamento de projeto que visa combater o trabalho precário e infantil no setor vestuário

 

 

Please reload