top of page

Em Sorocaba, Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário iniciará projeto com foco no combate ao trabal

Projeto será lançado no dia 30 de agosto, em sessão solene da Câmara de Vereadores

No Brasil, a indústria do vestuário ocupa o segundo lugar em postos de trabalho. Contudo, há uma grande massa de trabalhadoras e trabalhadores submetida ao trabalho precário, sem registro em carteira e, portanto, desprotegida dos direitos constitucionais ou aqueles resultantes das negociações coletivas promovidas pelos sindicatos.

Com o tema “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil”, o Projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores/as nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, em parceria com o Fundo Brasil e Instituto C&A, buscará implementar um diálogo social envolvendo o poder público, empresas e organizações empresariais e os próprios trabalhadores(as) numa agenda positiva que integra formação, cidadania e ação sindical.

O trabalho precário e infantil se dá principalmente no ambiente doméstico, onde os sindicatos e as instituições responsáveis pela fiscalização do trabalho não conseguem chegar. Neste ambiente, os dados são inconclusivos e impera a ausência quase que absoluta de informação sobre direitos, proteção à saúde e consequências sociais do trabalho infantil.

Neste sentido, o Projeto buscará levar informação para o despertar de uma nova consciência com vistas à organização das próprias trabalhadoras e trabalhadores em busca de melhores relações de trabalho.

Saiba mais: Acesse o folder do Projeto AQUI

Lançamento do Projeto

Por se tratar de um tema de extrema relevância para a sociedade, o Projeto será lançado em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Sorocaba. O evento acontecerá no dia 30 de agosto, às 9h30 e é aberto para a participação de representantes de entidades sociais, movimento sindical, organizações políticas e educacionais, órgãos públicos e privados, além de trabalhadores/as, estudantes e público interessado.

As inscrições devem ser feitas no site www.vestuariosorocaba.org.br. Para mais informações ligue: (15) 3222-2122 – Cel. (15) 9 91197574

bottom of page