top of page

Câmara de Sorocaba homenageia líder sindical Márcia Viana

Dirigente da CUT São Paulo tem importante atuação no ramo de vestuário

Em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário de Sorocaba e Região, Márcia Viana, que também está à frente da pasta da Mulher Trabalhadora da CUT São Paulo, recebeu a Medalha Ana Abelha.

A homenagem à líder sindical foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 1588/2018. O prêmio é dado anualmente a mulheres empreendedoras que se destacam em suas áreas ou têm papel relevante na vida pública do município.

“Dedico a todas as trabalhadoras guerreiras que doam as suas vidas para a construção de uma sociedade melhor. Enquanto tivermos mulheres morrendo pelas mãos de seus parceiros ou de outras maneiras, não estaremos sossegadas. A nossa tarefa é construir um mundo mais justo e igualitário entre homens e mulheres e a nossa missão é ir para as ruas e para as portas das fábricas, conscientizar o povo e cobrar o papel do poder público”, disse Márcia, após receber o prêmio das mãos da vereadora Iara Bernardi (PT), na noite de quinta-feira (16).

Casada e mãe de dois filhos, a dirigente divide seu tempo entre a militância e a vida familiar. Para ajudar a sua família, a dirigente começou a trabalhar aos 15 anos no setor de confecção.

“Desde que comecei a trabalhar, a imagem de mulheres carregando seus filhos no colo pela madrugada, para deixá-los na casa de alguém enquanto trabalhavam na fábrica, me fez entender as dificuldades das trabalhadoras, com dupla ou tripla jornada. A árdua luta para manter suas famílias quando, muitas vezes, o companheiro não se fazia presente. Realidade ainda muito presente”, lembra.

Márcia começou atuar ainda jovem no movimento. Em 1989 foi convidada a participar da direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, onde exerceu a presidência por quatro mandatos, de 1998 até 2014. Atualmente é secretária-geral da entidade.

Em 2009, assumiu a Secretaria de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTRV-CUT). E, em 2013, a Secretaria de Comunicação da confederação, tendo sido reconduzida ao cargo no 10º Congresso do Ramo para o quadriênio de 2015-2019.

Hoje é também secretária-geral do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), iniciativa criada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e outros parceiros com o intuito de reduzir o desperdício de alimentos e ajudar no combate à fome no município e em cidades do entorno. Atualmente, o BAS arrecada, higieniza e distribui cerca de 50 toneladas de alimentos por mês à população carente.

Aos 49 anos, formada em Gestão Pública pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Perseu Abramo, Márcia tem convicção de seu papel.

“Tenho certeza que somente a organização e a luta nos farão avançar. Muitas companheiras que lutaram para nos dar uma melhor condição de vida e de trabalho me inspiram em minha caminhada. Carrego comigo este compromisso junto à nova geração em defesa dos direitos e da democracia”, conclui.

bottom of page