top of page

Vestuário de Sorocaba: Assembleia no dia 15 de junho definirá pauta de reivindicações da Campanha Sa


No dia 15 de junho, às 17h30, na sede do Sindicato, será realizada a assembleia de aprovação das reivindicações da Campanha Salarial 2018, dentre elas os reajustes nos salários e benefícios. A data-base da categoria é 1.º de julho e as negociações devem ocorrer ainda neste mês. O apoio das trabalhadoras e dos trabalhadores será essencial para o sucesso da primeira Campanha Salarial realizada após a aprovação da reforma trabalhista.


Negociado sobre o legislado

Um dos pontos centrais da reforma trabalhista se refere à falta de garantias da própria lei, já que permite que as negociações estabeleçam patamares inferiores à CLT. Neste sentido, somente a negociação coletiva, feita pelo Sindicato, com apoio e mobilização dos trabalhadores/as, será capaz de garantir direitos mínimos como reajuste nos salários, manutenção da carga horária, piso salarial, pagamento da cesta básica, dentre outros.


Inflação baixa, preços altos

Um outro desafio a ser enfrentado nesta Campanha Salarial se refere à inflação. “Se, de um lado, os índices oficiais apresentam uma inflação reduzida, por outro, os trabalhadores sentem os impactos dos aumentos abusivos dos combustíveis, da energia elétrica e do gás, por exemplo. Os salários estão perdendo poder de compra de forma muito superior à inflação”, aponta Paula Proença, presidenta do Sindicato. Para a sindicalista, a solução será a conquista de aumento real.


Campanha Salarial Unificada

Em todo o país, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, desenvolve a Campanha Salarial Unificada 2018 com o tema “Fortalecer os Sindicatos; Garantir Direitos; Por Mais e Melhores Empregos”. O Sindicato do Vestuário de Sorocaba integra a Campanha.

bottom of page