top of page

Metalúrgicos protestam contra aplicação da reforma Trabalhista na De Nora


O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba realizou uma assembleia nesta terça-feira (23) com os trabalhadores da De Nora em protesto à demissão de um metalúrgico baseado em um acordo individual, aplicando a Reforma Trabalhista.

Segundo o dirigente sindical Alessandro Marcelo, a diretoria do Sindicato foi surpreendida na segunda-feira (22) com a tentativa de homologação do trabalhador baseada na “demissão por mútuo acordo”, implementada com Reforma Trabalhista (artigo 484-a da CLT), que é realizada diretamente entre o trabalhador e empresa.

“Fazendo esse acordo, o trabalhador abre mão do Fundo de Garantia (FGTS) completo, podendo movimentar até 80% do depositado. A multa, que é de 40%, ele recebe apenas 20%, e perde o direito de receber o benefício do seguro desemprego”, explica.

Uma representante de Recursos Humanos da De Nora informou que o acordo foi feito a pedido do trabalhador, mas Marcelo esclarece que o Sindicato não reconhece a mudança na legislação promovida pelo governo Temer. “Nós, do Sindicato, estamos sempre abertos ao diálogo, em pautar, negociar e achar melhor saída, desde que não retire direitos dos trabalhadores”, disse.

Durante a assembleia, o diretor de organização do Sindicato, Izidio de Brito, reafirmou o compromisso da entidade com os trabalhadores. “Na Campanha Salarial do ano passado deixamos muito claro que estamos abertos a conversar sobre cláusulas específicas da Reforma”.

E completou: “Nos colocamos sempre à disposição de juntos analisarmos os dados da fábrica, o faturamento, a média salarial, a rotatividade e ver a melhor possibilidade do trabalhador. Porém, não vamos aceitar esse tipo de acordo direto”, alerta.

Os trabalhadores foram informados na assembleia que a homologação não foi realizada e o Sindicato está solicitando reunião com a diretoria de empresa para tratar do assunto. Além disso, o SMetal vai pautar a elaboração de um acordo coletivo com a cláusula de salvaguarda, que protege o trabalhador da Reforma; a valorização do vale-compras; e o plano de carreira e grade salarial.

A De Nora fica na Zona Industrial de Sorocaba, fabrica eletrodos e sistemas eletroquímicos e tem 85 trabalhadores.


(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)

bottom of page