top of page

Greve do Transporte: a culpa não é dos trabalhadores

Nota do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região


A greve dos trabalhadores do sistema público de transporte coletivo de Sorocaba foi retomada na madrugada desta quinta-feira e poderá durar até o julgamento do dissídio coletivo da categoria que se comprometeu desta vez que não terá interrupção da paralisação aos finais de semana e continuará a atender 100% da demanda do transporte especial, aquele direcionado aos portadores de deficiência motora e às pessoas com dificuldade comprovada de locomoção diária.

A greve dos motoristas é fruto do descaso do prefeito José Caldini Crespo (DEM), que se recusa em dialogar uma saída, e da ganância das empresas concessionárias de transporte que atuam em Sorocaba. As reivindicações dos trabalhadores são mínimas. Mesmo assim, a prefeitura e as empresas insistem em recusá-las.

Invés de culpar os trabalhadores, devemos direcionar nossas críticas aos gestores. A passagem em Sorocaba é uma das mais caras do Brasil. A tarifa sofreu reajuste de 7,89 % em 2017. Os motoristas reivindicam apenas 5,57% de aumento nos salários.

A vitória de uma Campanha Salarial se reflete em todas as outras. Por isso, cabe a nós, trabalhadores e trabalhadoras do Vestuário, apoiarmos a luta dos motoristas, pois é possível que o índice conquistado por eles se reflita nas negociações da nossa e de tantas outras categorias.

Claro que uma greve no transporte gera uma séria de imprevistos inconvenientes aos usuários. Mas não é justo condenarmos os trabalhadores por lutarem em defesa do sustento de suas famílias. Estamos todos no mesmo barco. A culpa da greve não é dos trabalhadores!

bottom of page