Trabalhadores do Vestuário de Sorocaba definem pauta de reivindicações

June 5, 2017

 

Com data-base em 1.º de julho, os trabalhadores na indústria do vestuário de Sorocaba e região definiram os principais pontos da pauta de reivindicações que deverá ser protocolada ainda nesta semana junto ao Sindicato patronal. A assembleia aconteceu na última sexta-feira, 2, na sede do Sindicato e contou com participação de trabalhadores/as de várias empresas.

 

Dentre os principais pontos deliberados pelos participantes da assembleia, se destaca a reposição integral da inflação. “Os trabalhadores não abrem mão de ter a reposição integral da inflação como forma de garantir o poder de compra dos salários”, explica Paula Proença, presidenta da entidade. A inflação do período será conhecida somente na segunda quinzena de julho.

 

Convênio médico gratuito, gratificação por tempo de serviço e melhoria na cesta-básica também fazem parte do conjunto de reivindicações.

Carga horária

 

Os trabalhadores definiram ainda que as negociações devem priorizar um intervalo para café e descanso no período da tarde. “A atividade nas empresas é muito estressante e cansativa. Os trabalhadores reivindicam um intervalo no período da tarde. Atualmente, só existe um tempo para café no período da manhã”, frisa Proença.

 

Mobilização

Assim como acontece todos os anos, as negociações ganham força a partir da mobilização dos trabalhadores/as. “Não adianta participar da assembleia e aprovar a pauta, mas não participar das ações da Campanha Salarial. Quanto maior o nível de mobilização da categoria, maior o poder de negociação da direção do Sindicato”, conclamou Márcia Viana, dirigente sindical.

 

Campanha Salarial Unificada

As ações reivindicatórias dos trabalhadores/as do vestuário de Sorocaba e região integram a Campanha Salarial Unificada do Ramo Vestuário, desenvolvida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV. Neste ano de 2017, o slogan da Campanha é “Não Vamos Entregar os Pontos”, uma referência clara de que por mais que os patrões tentem reduzir direitos, a manutenção dos pontos existentes na atual convenção coletiva é exigência prioritária das categorias filiadas à CNTRV.

 

A Campanha reforça ainda a luta pela manutenção dos direitos trabalhistas e previdenciários.  “Vivemos numa época em que o governo, deputados e senadores de direita se aliaram com os patrões para destruir nossos direitos. Não vamos aceitar que isso ocorra. Nenhum direito a menos”, finaliza Proença.

Please reload

Sindicato do Vestuário de Sorocaba

Imagens da luta
Endereço

Rua Júlio Hanser, nº 140 – Sala 01 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.  CEP:18030-320

Fone: (15) 3222•2122

         

 

Celular/Whatsapp: (15) 99119•7574

E-mail: stivestuariosor@uol.com.br

Encontre-nos

Novo desenvolvimento/atualizações: Associação Participi de Comunicação Cidadão
Profissionais responsáveis: João Andrade || Giovani Vieira Miranda