top of page

Presidenta do Sindicato participa de curso de Negociação Coletiva


A presidenta do Sindicato, Paula Proença, está participando do 2.º Módulo do curso de Negociação e Contratação Coletiva promovido pela Escola Sindical São Paulo e Secretaria Estadual de Formação da CUT/SP. A atividade teve início nesta terça-feira, 9, e vai até sexta, dia 12, em Cajamar/SP.


Segundo os organizadores, a formação para a negociação coletiva tem como principal objetivo fortalecer a estratégia das campanhas salariais unificadas desde o âmbito nacional até os locais de trabalho.


O primeiro módulo aconteceu em março e tratou do tema “Relações de Trabalho e Negociação: Aspectos Fundamentais”. Já a segunda das três etapas do percurso formativo, apresenta aos cursistas os contextos, âmbitos e formas da negociação coletiva. O último módulo ocorrerá de 27 a 30 de junho.


“O curso é muito importante pois está nos mostrando como se conduz uma negociação coletiva de forma correta e nos leva à reflexão sobre nossas atuais práticas de negociação. Outro assunto importante que está sendo debatido neste módulo se refere à sustentação financeira das entidades sindicais. Nosso Sindicato é aprova que a sobrevivência sem o imposto sindical é possível, embora difícil, pois há muitos anos devolvemos à categoria os valores inerentes à entidade, que corresponde a 60% do total do desconto.


A turma é formada por cursistas de diversas categorias o que propicia uma rica troca de experiências, fator elementar para o aprendizado. “Estamos trocando ideias sobre a conjuntura e as dificuldades prováveis para as negociações em 2017. O Ramo Vestuário da CUT acaba de lançar sua Campanha Salarial Unificada e este módulo nos ajuda a refletir sobre as dificuldades e saídas para as negociações deste ano”, destaca.

bottom of page