Saque de FGTS de contas inativas começa em fevereiro; trabalhador já pode conferir se tem direito


Tanto o calendário quanto os locais de saque das contas inativas do FGTS serão divulgados pela Caixa Econômica Federal somente a partir de 1º fevereiro.


Os trabalhadores/as que fazem aniversário em janeiro e estão com saldo devem começar a sacar os recursos no próximo mês.

No entanto, já é possível conferir se possui direito diante contas inativas até 31 de dezembro de 2015.


O trabalhador e a trabalhadora podem consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone de atendimento.


No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.


O que é uma conta inativa do FGTS? Conta inativa é aquele onde o trabalhador recebeu o FGTS de um contrato de trabalho que foi finalizado.


O saque autorizado pelo Governo Federal só pode ser realizado de contas inativas até 31 de dezembro de 2015.

Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.


Sendo assim, o trabalhador e a trabalhadora não podem sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, depositado pelo empregador atual.