Planos de saúde dão calote bilionário no SUS

August 24, 2016

 

Noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo na terça-feira (23), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) divulgou que três em cada 10 planos de saúde privados não pagam de volta o atendimento que o SUS prestou a seus clientes.Desde 2001, o calote divulgado é de R$ 826 milhões. Porém, o buraco é maior, segundo Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da USP, ouvido pela Folha. Ele informa que esses valores referem-se apenas a procedimentos simples. Os outros, mais complexos, como hemodiálise e tratamento de câncer – que os planos privados invariavelmente transferem para o SUS – não estão contabilizados nessa conta.

 

 Além disso, há R$ 1,4 bilhão cobrados pela ANSS que as empresas de plano de saúde estão contestando na Justiça. A conta não para aí. Embora a cobrança tenha sido institucionalizada em 1998, só começou a ser feita em 2001. Ou seja, três anos foram simplesmente esquecidos.

 

 Tais fatos são mais uma mostra do perigo representado pela proposta do ministro interino da Saúde de criar “planos de saúde baratos” para substituir parte do papel do SUS.

Please reload

Sindicato do Vestuário de Sorocaba

Imagens da luta
Endereço

Rua Júlio Hanser, nº 140 – Sala 01 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.  CEP:18030-320

Fone: (15) 3222•2122

         

 

Celular/Whatsapp: (15) 99119•7574

E-mail: stivestuariosor@uol.com.br

Encontre-nos

Novo desenvolvimento/atualizações: Associação Participi de Comunicação Cidadão
Profissionais responsáveis: João Andrade || Giovani Vieira Miranda