Governo de Michel Temer é contra as mulheres

June 9, 2016

 

Após a repercussão do caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro, o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer anunciou medidas de combate a violência contra as mulheres. Logo se vê que Michel Temer estava tão envolvido na articulação do golpe que sequer conhece o governo em que ele era vice: suas propostas são equivocadas e irrelevantes para o enfrentamento. A violência contra a mulher é estrutural e é parte deste sistema patriarcal e racista. É utilizada como mecanismo de controle do corpo, da vida e da sexualidade das mulheres.

 

Vivemos um período de conservadorismo no país, onde esta violência é reproduzida e estimulada em vários âmbitos da sociedade, inclusive no poder legislativo, quando se legisla para retroceder direitos das mulheres, quando deputados dizem publicamente que tem mulheres que merecem ser estupradas e outras não. A violência contra a mulher se banaliza quando empresários e a elite fazem um adesivo da presidenta da republica onde simula estupro na bomba de gasolina, quando os meios de comunicação erotizam a violência contra a mulher.

 

Tudo isto para dizer que as medidas acenadas por este governo ilegítimo vão na contramão do que estava sendo construído e articulado nas políticas públicas para as mulheres. A constituição de um núcleo de combate a violência vinculado ao Ministério da Justiça, só se vincula a este Ministério porque o Ministério da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos foi extinto por Michel Temer.

 

Além disso, a experiência já mostrou que as políticas de enfrentamento a violência devem ser multisetoriais. E que as pessoas a frente desta política não podem atuar contra os direitos das mulheres (como Fatima Pelaes faz na área dos direitos sexuais e reprodutivos), ou como Alexandre Moraes, que como Secretario de Segurança de São Paulo tem o exercício da violência em seu currículo.

Please reload

Sindicato do Vestuário de Sorocaba

Imagens da luta
Endereço

Rua Júlio Hanser, nº 140 – Sala 01 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.  CEP:18030-320

Fone: (15) 3222•2122

         

 

Celular/Whatsapp: (15) 99119•7574

E-mail: stivestuariosor@uol.com.br

Encontre-nos

Novo desenvolvimento/atualizações: Associação Participi de Comunicação Cidadão
Profissionais responsáveis: João Andrade || Giovani Vieira Miranda